terça-feira, 10 de outubro de 2017

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

11|Outubro- O Espaço vai à escola - Semana Mundial do Espaço


No dia 11 de Outubro, a biblioteca escolar, em articulação  com a disciplina de Físico-Química, promove uma palestra intitulada «Vamos falar do espaço», dirigida aos alunos do 7º ano de escolaridade, que será proferida pelo investigador Mário Lino, professor do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear -  Instituto Superior Técnico. 

Esta atividade insere-se na Semana Mundial do Espaço que decorre de 4 a 10 de outubro e cujo tema é «Explorando novos rumos no espaço». 

domingo, 8 de outubro de 2017

13-Outubro | 2017- 10h13 - 1 MINUTO - A TERRA TREME - Exercício de Preparação para o Risco Sísmico proposto pela ANPC

O exercício nacional intitulado A TERRA TREME terá lugar no próximo dia 13 de outubro, às 10h13, com a duração de apenas 1 minuto. [http://www.aterratreme.pt/

Procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela ANPC - Autoridade Nacional de Proteção Civil

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal também é um território suscetível, com zonas particularmente sensíveis a este risco.

Nós podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo: em casa, na escola, no trabalho ou mesmo de férias. Estaremos preparados para enfrentar uma situação de sismo e recuperar dela rapidamente?

Aproveitemos esta ocasião para relembrarmos os procedimentos que devemos adotar antes, durante e depois de um sismo, a começar pela nossa casa e a família, bem como na escola.

No dia 13 de outubro, às 10h13, promoveremos, na escola o exercício que consiste na sequência de três gestos de prevenção propostos, para quando a terra tremer:

1º - baixar-se sobre os joelhos, numa posição que evita cair em caso de sismo;
2º - proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigo, se possível sob uma mesa resistente;
3º - aguardar até que a "terra acabe de tremer" (fim do exercício).


Participa, neste importante exercício, com os teus professores! Faz este exercício também em casa com a tua família! 

Podes encontrar mais informações no IPMA-Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

























2017-2018- Outubro - MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, deste ano letivo, tem como lema 

ligando comunidades e culturas


2017-2018 – A biblioteca deseja-lhe um bom ano letivo!


As bibliotecas do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade desejam a toda a comunidade escolar um bom ano letivo!

Pode seguir a biblioteca: 
1-no Blogue:
http://bibliotecadoagrupamentoanselmode.blogspot.pt/

2- no Twitter:
https://twitter.com/aeaa_biblio



No blogue, leia, aprenda línguas e matemática e outros conteúdos. 

Pesquise sobre vários assuntos e temáticas nos sites de referência, cujas ligações surgem indicadas no lado direito do nosso blogue, nomeadamente: o Instituto Camões,  a biblioteca digital, a Casa Fernando Pessoa, Arquivo Pessoa, a Proteção Civil, a PorData, entre outros. 


Divulgamos - Janeiro a junho | 2017 - Projeto MAR DE LEITURAS - Ler + Mar

PROJETO LER+MAR

«O Projeto Ler+ Mar resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e a Aporvela, e convida as escolas a desenvolverem projetos em que se articule a leitura com diversas áreas do saber relacionadas com o MAR, envolvendo desde as crianças da educação pré-escolar aos jovens do ensino secundário.» PNL, EMEPC e Aporvela.

O Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade desafiou os alunos de todos os níveis de ensino a lerem obras literárias associadas às temáticas do mar e da viagem, que lhes são sempre muito gratas, e a refletirem sobre as mesmas através de vários suportes, trabalho que redundou na exposição de que abaixo se dá notícia: 

Divulgamos - «Oceano de Palavras» - Maio | 2017 - CMA-BMA-RBE- LER + MAR - MAR DE LEITURAS

Oceano de Palavras é o título de um projeto artístico coletivo dirigido a todas as escolas públicas do Concelho de Almada que contou com o apoio e acompanhamento do Município. 

Nele participaram as turmas B do 4º ano de escolaridade da EB/JI do Pragal, e as turmas B e A dos 3º e 4º anos de escolaridade da escola EB/JI Feliciano Oleiro, do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, tendo sido também integrado nos Projetos Ler+Mar e Mar de Leituras.

«Com o projeto Oceano de Palavras pretendeu o Município promover uma intervenção coletiva que permitisse a requalificação do revestimento de dois dos sete muros de acesso à praia da Costa de Caparica, localizados na zona posterior ao CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica, junto à arriba contígua ao Jardim Urbano na frente Atlântica.

A sua localização e proximidade do mar e da praia, a possibilidade de envolver diversos serviços municipais para além do Departamento de Educação e Juventude, tais como a Divisão de Bibliotecas e a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, bem como a oportunidade de desenvolver um projeto coletivo com a participação da comunidade educativa do Concelho, foram as premissas fundamentais para a construção desta proposta.

A sua concretização permitiu, assim, cruzar diferentes áreas curriculares, do ponto de vista das escolas, com a reflexão, a escrita criativa, a motricidade fina e a investigação sobre práticas artísticas contemporâneas.

O tema deste projeto foi o Mar e o elemento formal a desenvolver foi a onda. Como inspiração, e como homenagem, o Muncípio adotou como matriz o desenho “O Mar que se Quebra” de Ana Hatherly (1929-2015). Além do aspeto formal foi igualmente explorado um processo de criação poética da artista – a construção de “ecos” – que são novos poemas gerados a partir de poemas, que vão gerando outros, e outros, sucessivamente.


O desenho de Hatherly foi recriado numa sequência de sete ondas, que crescem e diminuem progressivamente respeitando o formato triangular dos muros. A quebra das ondas verificou-se na direção do Jardim Urbano da Costa da Caparica.» Texto CMA

Registamos os seguintes poemas: 




Onda, onda, onda do mar
eu quero nadar, mas primeiro tenho de mergulhar.

Na Costa da Caparica vou brincar,
um gelado vou comprar e depois vou nadar.

Imaginarei, sonharei, e no mar arrasarei.

M. Gonçalves e J. Valério




A Costa é bonita
e faz-me sorrir.
Vou chamar uma amiga
para comigo lá ir.

Mar, marzinho
em ti vou nadar,
brincar, correr
e também saltar.

Mar, marzinho
que lindo que estás,
dou-te um ninho
e tu dás-me paz.

Onda, ondinha
que grande que és,
eu quero uma pinha
e tu queres ter pés.

Onda, ondinha
fazemos-te no estádio,
enquanto a música
toca no rádio.

A. Braga e I. Morgado

Divulgamos - «A que sabe a lua?» - Maio| 2017 - Ateliê de escrita



As turmas do 2º ano de escolaridade foram desafiadas a imaginar a que é que sabia a lua. 

Se pudesses dar uma dentada na lua, que sabor teria?

Disseram que sabia a cachorro quente, a pizza, a farinheira, a chocolate, a ice tea, a morango, a doce, gelado, polvo, bolacha...Nhamm! Nnhammm! Que delícia!

Leram, depois, o livro «A que sabe a lua?» de  Michael Grejniec e ilustraram o conto com os sabores que escolheram. 

Divulgamos - Maio| 2017 - Voluntariado de leitura no pré-escolar realizado por alunas do 4º ano de escolaridade

Duas alunas do 4º B da EB/JI do Pragal voluntariaram-se para promover um ateliê de leitura no pré-escolar, em torno dos livros «Os ovos misteriosos» de Manuela Bacelar e Luísa Ducla Soares e «Onze damas atrevidas» de Helle Thoamssen e Xose Manuel González.

Prepararam a atividade  e, após uma longa conversa com os colegas, solicitaram-lhes  que desenhassem os mais belos ovos misteriosos do mundo! 

"Foi muito divertido", reconheceram todos!

Divulgamos - 25 de Abril | A Liberdade - «O comboio descendente»

Nos 100 anos de ORPHEU, as turmas 4º A e B da EB/JI Feliciano Oleiro leram  o texto «No comboio descendente»  de Fernando Pessoa e  ouviram o poema musicado por Zeca Afonso.

Seguidamente, debateram sobre a liberdade, escreveram pequenos textos sobre a temática e elaboraram, em parceria, uma tela alusiva, em papel de cenário, aliando a música, à literatura e às artes plásticas. «Mas que grande reinação! » :)



No comboio descendente
Vinha tudo à gargalhada.
Uns por verem rir os outros
E outros sem ser por nada
No comboio descendente
De Queluz à Cruz Quebrada...

No comboio descendente
Vinham todos à janela
Uns calados para os outros
E outros a dar-lhes trela
No comboio descendente
De Cruz Quebrada a Palmela...

No comboio descendente
Mas que grande reinação!
Uns dormindo, outros com sono,
E outros nem sim nem não
No comboio descendente


De Palmela a Portimão

Fernando Pessoa 


Divulgamos -Janeiro a Junho|2017 - Projecto «Quem somos-Ler o nosso mundo» - CMA-RBE

As turmas Pré-A da EB/JI  e 4º B do Pragal e a turma 3º B da EB/JI Feliciano Oleiro desenvolveram, em colaboração com a biblioteca escolar e os encarregados de educação, um projeto ao longo do ano letivo na área da educação para os valores,intitulado «Quem somos, ler o nosso mundo», um repto lançado pela Biblioteca Municipal Almada /CMA à rede de bibliotecas escolares: 

«O objetivo é descobrir quem somos, deixando de olhar para nós e para a nossa forma de ser e estar no mundo como verdadeiros e únicos, promovendo atitudes de aceitação das diferenças, de partilha, cooperação e solidariedade.» 

Os alunos da Pré-A  conversaram sobre as diferenças e as semelhanças entre os meninos e as meninas, os alunos do 4º B reflectiram sobre os valores através da leitura da obra de José Saramago, A Maior Flor do Mundo, e, por último, os alunos do 3º B sobre a arte, a amizade e o amor. 

Participaram na exposição da Semana da Filosofia - Quem somos? Ler o nosso  , que decorreu no Fórum Romeu Correia,  em Almada.