quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

6 a 8 dez- «Queres ser meu amigo?» - 1º ano de escolaridade - EB/JI FELICIANO OLEIRO

«Queres ser meu amigo?» de Eric Carle foi a proposta de leitura feita ao 1º ano de escolaridade da EB/JI Feliciano Oleiro. 

Um ratinho parte pelo mundo fora à procura de um amigo e, após várias tentativas frustradas, lá vê o seu sonho realizado.  

Oa alunos participaram na leitura ativamente, dramatizando-a,  fizeram-no com todo o interesse, conversaram sobre a importância da amizade, do amor e da família nesta época festiva e elaboraram um conjunto interessante de ilustrações que foram expostas no átrio da biblioteca, assemelhando-se a uma mágica montra de brinquedos. 






Refere Ana Margarida Ramos num comentário sobre esta obra, na Casa da Leitura

«com uma estrutura narrativa muito simples, suportada pela repetição e pelos paralelismos, o álbum articula a dimensão verbal e a visual, criando uma narrativa que explora a criação de expectativas, a antecipação de hipóteses interpretativas e a surpresa quanto ao desenlace. Promovendo uma leitura em paralelo do texto e das imagens, que se prolongam para lá do limite da dupla página, estabelecendo fios coesivos ao longo da obra, o livro desenvolve, com simplicidade mas extraordinária eficácia, as competências do pequeno leitor, potenciando o diálogo e releitura.».


Sem comentários:

Enviar um comentário