quinta-feira, 2 de novembro de 2017

31-out-"Pão-por-Deus" , "Día de los Muertos" e HALLOWEEENNNNNNNNN!!!!!! :))))) :O


"Pão-por-Deus" , "Día de los Muertos" e  HALLOWEEENNNNNNNNN!!!!!! 

Os alunos do 5º, 6º e 7º anos de escolaridade da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade construíram, nas aulas de inglês e educação visual,  uns «estranhões, bizarrocos e outros seres sem exemplo", como diria Agualusa, para celebrarem o Halloween, que fazem parte de uma exposição patente  no átrio do pavilhão 1. Através de votação, a  escolha do melhor trabalho realizou-se na biblioteca escolar. Dentro das tradições celtas, recordaram-se também os «caretos».


A bibioteca escolar colaborou com a divulgação de uma exposição bibliográfica com obras alusivas ao Halloween. 




Também está patente a exposição da disciplina de espanhol sobre  o «Día de los Muertos». No México, o dia dos mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os falecidos no dia 2 de novembro, recordando Frida Kahlo. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos.



Alguns alunos recordaram uma tradição portuguesa desta época, o «Pão-por-Deus»: 

Lá vai o meu coração
Sozinho sem mais ninguém
Vai pedir o Pão-por-Deus
A quem quero tanto bem


Pedimos de empréstimo ao blogue Pumpkin-Famílias Felizes a seguinte resenha sobre a tradição portuguesa do Pão-por-Deus: 

«Em Barqueiros, concelho de Mesão Frio, à meia-noite do dia 1 para 2 de Novembro, arranjava-se uma mesa com castanhas para os parentes já falecidos comerem durante a noite, “não devendo depois ninguém tocar nessa comida, porque ela ficava babada dos mortos”.
Na aldeia de Vila Nova de Monsarros, as crianças faziam os “santórios”, recebiam fruta e bolos e cada criança transportava uma abóbora oca com figura de cara, com uma vela dentro.
“Em Roriz não se chama Pão por Deus, nem bolinhos, nem santoros a comezaina que se dá aos rapazes no dia de Todos os Santos ou de Finados. O que os rapazes vão pedir por portas, segundo lá dizem, é — os fíeis de Deus.”
Nos Açores dão-se “caspiadas” às crianças durante o peditório, bolos com o formato do topo de uma caveira, claramente um manjar ritual do culto dos mortos.
Esta atividade é também realizada nos arredores de Lisboa. Antigamente relembrava a algumas pessoas o que aconteceu no dia 1 de Novembro de 1755, aquando do terramoto de Lisboa, em que as pessoas que viram todos os seus bens serem destruídos na catástrofe, tiveram que pedir “pão-por-deus” nas localidades vizinhas que não tinham sofrido danos.
Com o passar do tempo, o Pão por Deus sofreu algumas alterações, e os meninos que batem de porta em porta podem receber dinheiro, rebuçados ou chocolates.»


Enfim, tivemos a visita de muitos extraterrestres! :) E a propósito ... deixamos aqui a interpretação de Gisela João «O Sr. Extraterrestre», do seu álbum Nua (2016)! :)))))) Divirtam-se!






Créditos da Imagem dos pães: Creche Casa Amarela

Sem comentários:

Enviar um comentário