quinta-feira, 1 de setembro de 2016

2016-2017 - Bom ano letivo! - 20 anos da RBE-Rede de Bibliotecas Escolares


As bibliotecas do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade desejam a toda a comunidade escolar um bom ano letivo!


Convidamo-lo a seguir-nos: 

1-no Blogue:
http://bibliotecadoagrupamentoanselmode.blogspot.pt/

2- no Twitter:
https://twitter.com/aeaa_biblio

Leia, aprenda línguas e matemática e pesquise sobre uma miríade de assuntos e temáticas nos sites de referência cujas ligações surgem indicadas no lado direito do nosso blogue, nomeadamente: Camões, biblioteca digital, Casa Fernando Pessoa, Arquivo Pessoa, entre outros. 

Durante este ano letivo, a biblioteca escolar assinala os 20 anos da RBE -Rede de Bibliotecas Escolares. 






Mar de Leituras- Exposição

[Maio 17 a 31 de 2016] 
A exposição esteve patente no átrio do Bloco 1 desde meados de Maio pretendeu dar a conhecer alguns dos trabalhos realizados no âmbito do projeto Mar de Leituras (com o qual a Biblioteca do nosso Agrupamento se candidatou ao projeto nacional Ler+Mar), que tem como finalidade a promoção da leitura e a articulação com diversas áreas do saber, nomeadamente as Ciências, a Língua Portuguesa, o Mandarim, as Artes e a Filosofia, tendo o Mar como tema aglutinador.
Os trabalhos resultam de atividades de pesquisa de textos literários e não literários/ seleção e tratamento de informação/ produção textual/ fotografia/ maquetes / projetos artísticos, etc.
É de destacar o empenho e a criatividade dos alunos na execução e apresentação dos trabalhos. 

Multileituras - Atividades de cariz multisensorial.



A biblioteca da escola trabalhou durante o ano letivo, à terça-feira,  com os alunos da  Unidade de Apoio à Multideficiência do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade promovendo leituras associadas a atividades de cariz multisensorial. 

Passaporte de leitura - 1º ciclo - EB/JI do Pragal e EB/Ji Feliciano Oleiro

[Janeiro a Junho 2016]

Os alunos do 1º ciclo da EB/JI do Pragal e EB/Ji Feliciano Oleiro registaram durante este ano letivo, no seu passaporte de leitura, as suas experiências de leitura e outras, tais como idas ao cinema, ao teatro, à biblioteca municipal para participarem em múltiplas atividades, as suas opiniões sobre diversos assuntos, as suas preocupações, os seus desejos e os seus grandes sonhos e ilustraram-no. 

Reagiram bem a esta proposta, pelo que terá continuidade no próximo ano letivo.

Memo e Kelembra - Associação Alzheimer Portugal- Projeto de sensibilização

Na biblioteca da escola sede esteve patente uma exposição de trabalhos dos alunos das turmas 8ºA. 9ºC e 9ºE relativa à doença de Alzheimer. Estes trabalhos foram elaborados no âmbito da disciplina de Formação Cívica e decorreram das sessões de informação e sensibilização integradas no projeto "Memo e Kelembra", dinamizado pela Associação Alzheimer Portugal.

Artigos de opinião, frases fortes, marcadores, folhetos, cartazes e um trabalho em 3D permitem divulgar o que é a doença de Alzheimer e  como se deve agir com estes doentes: 


Alzheimer é uma doença em que paciência é essencial e amor é obrigatório- Patrícia Pessoa

Alzheimer é uma doença que afeta o cérebro, não os sentimentos. - Tiago Calapez


A doença de Alzheimer afeta cerca de 5% da população com mais de 65 anos. Estima-se que em Portugal existam cerca de 50 mil pessoas vítimas desta doença.

  

O projecto “ A Kelembra Esqueceu” consiste na dramatização da história “O pequeno elefante Memo”. 

Os alunos do 1º ciclo também participaram desta ação que tem como principais objectivos: sensibilizar as crianças para a compreensão da doença de Alzheimer(DA); sensibilizar a família, avós, pais, filhos na compreensão desta doença, com especial destaque para as crianças que frequentam o 1º ciclo; promover actividades paralelas para uma melhor compreensão da doença, como por ex. desenhos, pinturas, exposições, concurso, etc; promover hábitos de leitura; promover actividades intergeracionais, e reforçar laços geracionais; demonstrar a importância e o papel dos mais velhos; Reforçar a importância dos avós na família, instruindo as crianças sobre a DA e envolvendo-as no acto de cuidar, para que sejam promotoras da valorização dos avós.

O livro "O pequeno Elefante Memo" é uma publicação da Associação Alzheimer Portugal e está disponível para venda na sua delegação.

Entre contos e cantos - Comendadora Celina Pereira

[Maio 2016]

Na senda da multiculturalidade, do desenvolvimento e da paz, a biblioteca da EB/JI Feliciano Oleiro do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade teve a honra de receber S. Exa. a Comendadora Celina Pereira que nos concedeu o privilégio de dinamizar uma sessão no âmbito do projeto «Entre Contos e Cantos», dirigida a alunos do 4º ano de escolaridade, indo ao encontro da missão deste agrupamento de escolas «Acolher, Acompanhar e Integrar para Criar Futuro».

Os alunos visitaram o espaço onírico das histórias tradicionais de Cabo Verde.  

Para os alunos foi uma grata surpresa poderem contactar com uma realidade linguística muito diversa da sua. Este encontro foi pautado por muita curiosidade e muita diversão! 

Caligrafia em português e mandarim - Mostra do Ensino Superior e Profissional 2016

[Junho 2016]

A biblioteca da ESAA e o Departamento de Línguas organizaram ateliers de caligrafia nos stands do agrupamento, na Mostra do Ensino Superior e Profissional 2016, em Almada, que foram dinamizados pela professora Birgitte Bartolomeu e pelo professor Martim [Xudong Guan] e que suscitaram vivo interesse. 

40º aniversário da Constituição da República Portuguesa

[Maio 2016 ]

No dia 6 de maio teve lugar na sede do Agrupamento a cerimónia que assinala o início da distribuição a todos os alunos e professores de um exemplar da Constituição da República Portuguesa, ilustrada. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada que deu corpo ao projeto avançado por Associações de Militares (Clube de Praças e Clube do Sargento da Armada, Associação Nacional de Sargentos e Associação de Oficiais das Forças Armadas - disponibilizar a todos os estudantes o texto do documento base do sistema democrático português.

Neste evento, que decorreu na biblioteca da ESAA,  estiveram presentes o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almada, Dr. Joaquim Judas, o Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Almada, José Manuel Maia, que fez uma palestra sobre a sua experiência de deputado constituinte e exaltou os presentes a exercerem a sua cidadania de forma ativa, crítica e responsável, representantes das Associações Militares e o Sr. Vereador António Matos.

Todos os alunos, do 1º ao 12º ano, e professores, irão receber um exemplar desta obra fundamental.

Uma tarefa difícil- Um lobo pela trela de Guido Visconti

[Maio 2016]

Os alunos do 1º 2 2º anos de escolaridade da EB/JI Feliciano Oleiro ouviram e leram em conjunto um conto tradicional, Um lobo pela trela, reescrito por Guido Visconti. 

Nesta história, Osvaldo, a personagem, tinha uma tarefa complicada  resolver: levar uma couve, uma ovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. 

Após uma travessia conturbada de um rio numa pequena barca em que evitou que a ovelha comesse as couves e que o lobo comesse a ovelha, ainda lhe restavam mais dois enigmas por resolver...


Na história que ouviste, Osvaldo tinha uma tarefa complicada: levar uma couve, umaovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. Para tornar maisdifícil a sua tarefa ele atravessou um rio numa barca pequenina e evitou que a ovelhacomesse a couve e que o lobo comesse a ovelha


Na história que ouviste, Osvaldo tinha uma tarefa complicada: levar uma couve, umaovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. Para tornar maisdifícil a sua tarefa ele atravessou um rio numa barca pequenina e evitou que a ovelhacomesse a couve e que o lobo comesse a ovelha
Na história que ouviste, Osvaldo tinha uma tarefa complicada: levar uma couve, umaovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. Para tornar maisdifícil a sua tarefa ele atravessou um rio numa barca pequenina e evitou que a ovelhacomesse a couve e que o lobo comesse a ovelha

Na história que ouviste, Osvaldo tinha uma tarefa complicada: levar uma couve, umaovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à fei
ra. Para tornar mais
difícil a sua tarefa ele atravessou um rio numa barca pequenina e evitou que a ovelhacomesse a couve e que o lobo comesse a ovelha

Quinzena da Leitura- 8ºD-ESAA

[Abril 2016 ] 

A turma D do 8º ano de escolaridade aceitou o repto da biblioteca da ESAA para a quinzena da leitura sob a temática «Ler é super!».

Leu e aconselhou a leitura de alguns livros. 

Os comentários dos alunos sobre os livros sugeridos estiveram em exposição. 






E se fosse comigo? Fazer a mochila e partir! -Biblioteca da ESAA

[Abril 2016]

No âmbito do projeto «E se fosse eu?», os alunos da ESAA foram convidados a refletir sobre a problemática das sucessivas vagas de refugiados na Europa, colocando-se no lugar do outro, por isso tiveram de preparar a sua mochila. 

A solidariedade, a política dos refugiados na Europa, as políticas de acolhimento dos diferentes estados europeus, o cuidado na esfera pública, entre outros aspetos, estiveram em discussão. 

 Hoje, na crise do projeto humano, sentimos a falta clamorosa de cuidado em toda parte. Suas ressonâncias negativas se mostram pela má qualidade de vida, pela penalização da maioria empobrecida da humanidade, pela degradação ecológica e pela exploração exacerbada da violência. Que o cuidado aflore em todos os âmbitos, que penetre na atmosfera humana e que prevaleça em todas as relações! O cuidado salvará a vida, fará justiça ao empobrecido e resgatará a Terra como pátria e mátria de todos.
                 BOFF, L. (1999). Saber Cuidar: a Ética do Humano-Compaixão pela Terra, p. 191, Petrópolis: Vozes.

Storytelling -Biblioteca da ESAA

[Abril 2016]

A biblioteca da ESAA em parceria com o Departamento de Línguas organizou uma sessão sobre construção de narrativas intitulada«Storytelling» dinamizada pela professora Manuela Ribeiro que deu notícia sobre o modo como sensibilizou, ao logo da sua docência, os alunos do 12º ano de escolaridade para a construção de short stories em inglês. 

A troca de experiências entre os professores de línguas presentes foi muito profícua. 

Citação da Semana - ESAA

[Abril 2016]

Comentar uma citação com cariz semanal foi o desafio lançado pela biblioteca da ESAA  aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário, conferindo também destaque a um conjunto de livros sobre a mesma temática. 

Celebrar a primavera - O Nabo Gigante

[Abril/Maio 2016]

O Nabo Gigante de Alexis Tolstoi instalou-se na biblioteca e as turmas do 1º e 2º anos de escolaridade das EB/JI do Pragal e da EB/JI Feliciano Oleiro ouviram a história contada por Carla Isabel Araújo e pela sua afilhada Mariana, aluna de um  jardim de infância em Gondifelos, no âmbito do Projeto «Famílias Leitoras».

Ah! Estranharam o sotaque e alguns sorriram, dizendo:"a minha mãe também fala assim!" ou " os meus avós também são do norte"!

Recontaram a história em grupo e prometeram também... contá-la em casa! 




Créditos do vídeo: Maria Antónia Mamede

Quem semeia colhe - Ovos divertidos

[Fevereiro/Março-2016]

E que tal desenhar carinhas divertidas em cascas de ovos muito bem lavadas e plantar sementes de agrião, recorrendo a um cultivo hidropónico?!


Foi o que fizeram os alunos da pré-escolar e do 1º ano de escolaridade da EB/JI do Pragal, bem como os alunos do pré-escolar e dos  1º e 2º anos de escolaridade da EB/JI Feliciano Oleiro! Grande azáfama!  

Os alunos do pré-escolar elaboraram registos de observação dos diferentes estádios de crescimento. 

Foram todos muito cuidadosos e desenharam de forma ímpar! 

Através desta atividade os alunos puderam refletir sobre a importância de amar, respeitar, valorizar, cuidar  e preservar a natureza, conversar sobre as suas vivências diárias, pois um número considerável de alunos ainda faz referência ao facto de partilhar momentos na horta com os avós, bem como falar sobre a importância de cuidar do meio ambiente e os benefícios que podem daí advir.

Também lhes foi grato o facto de contactarem com o cultivo de plantas, no contexto da biblioteca, e a possibilidade de observarem, perguntarem e expressarem as suas ideias sobre esta temática.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Os ovos misteriosos-Leitura partilhada e atividade multisensorial


[Março/Abril] - Os alunos do pré-escolar da EB/JIFeliciano Oleiro e EB/JI do Pragal, bem como os alunos do  1º e 2º anos de escolaridade da EB/JI Feliciano Oleiro realizaram uma leitura partilhada da obra Os ovos misteriosos de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar, enquadrada numa atividade multisenrorial.

Conversaram sobre o valor da partilha e da solidariedade. 

Reinou a boa disposição e muita diversão!


Ler a meias...em quarto crescente com Manuela Caeiro

No âmbito do voluntariado de leitura, a Professora Manuela Caeiro proporcionou aos alunos do 4º ano de escolaridade da EB/JI do Pragal e EB/JI Feliciano Oleiro a leitura a meias de múltiplas obras literárias, seguidas de debates sempre muito animados e com   participação alargada sobre várias temáticas: o tempo, o espaço, as relações familiares e de vizinhança, o 25 de abril, a História de Portugal,a poesia, contos e lengalengas tradicionais... 

O Projeto LER A MEIAS ...EM QUARTO CRESCENTE promove a sensibilização para a leitura. Decorreu ao longo do ano letivo e foi do agrado dos alunos que afirmaram que gostaram de ouvir histórias diferentes e passaram a gostar mais dos livros e da leitura.

As bibliotecas da EB/JI do Pragal e da EB/JI Feliciano Oleiro agradecem à professora Manuela Caeiro o facto de os alunos terem tido a oportunidade de "viajar e sonhar" em "quarto crescente" através do acesso que lhes foi proporcionado a livros tão interessantes e variados através das leituras a meias, realizada com muito entusiasmo e mestria pela professora Manuela Caeiro, fazendo votos da continuação da colaboração em curso.

Osman, O Pescador- Projeto Livros Falados

A iniciativa ‘LIVROS FALADOS' decorreu no ano letivo de 2015-2016 e foi aberta a todas as escolas, turmas ou grupos de alunos de várias turmas e diferentes anos, do pré-escolar, do 1º e do 2º ciclos.
Propôs-se treinar competências de leitura, nomeadamente a leitura em voz alta, o reconto e a interpretação, bem como desenvolver projetos, sujeitos a dois temas distintos (em conformidade com os objetivos do PNL e das Metas Curriculares.

Os alunos do 3º ano de escolaridade da EB/JI Feliciano Oleiro e a EB/JI do Pragal concorreram sob a temática «Os Oceanos» e desenvolveram o projeto ao longo do ano letivo. 

As atividades desenvolvem-se em diferentes componentes – leitura em voz alta; registo sonoro; registo em texto; registo gráfico/cartaz.

A escolha dos cartazes realizados manualmente foi sujeita a votação dos alunos.
Na leitura em voz alta foram criados vários coros para o reconto do conto «Osman, o Pescador» de Anne Hoffmann.

Esta actividade foi desenvolvida em parceria com a biblioteca escolar, o professor titular de turma e as professoras de Introdução à Programação.


Na EB/JI do Pragal, os alunos acahram divertido terem, na escola, uma gaivota visitante, patente nas fotografias, e o facto de o conto dar notícia de duas gaivotas muito impacientes que só desejavam peixe. 

Em ambas as as escolas, os alunos realizaram o trabalho proposto de forma atenta e cuidada, divertiram-se muito e consideraram o projeto muito interessante. 

Poesia para Florestas- Poema "Floresta Sinfónica"- Oficina de escrita criativa e de ilustração






Doação de Livros - o voluntariado e o valor da dádiva - ALVD

A biblioteca escolar da ESAA desenvolveu um projeto de recolha de livros de diversa índole em parceria com a ALVD-Associação dos Leigos Voluntários Dehonianos, que terá continuidade no próximo ano letivo. 

Estes livros irão enriquecer bibliotecas escolares e universitárias em Moçambique e Timor-Leste.

Fundada a 19 de Dezembro de 1999, a ALVD é uma associação privada voluntária, sem fins lucrativos, para o Apoio Humanitário e Desenvolvimento Comunitário em espírito de missão, que tem como objetivos "cooperar, em regime de voluntariado, na formação humana, social e cristã nos países em desenvolvimento e aprofundar a vocação missionária e laical". Utiliza os seguintes meios de actuação: “realização de projectos no âmbito da promoção humana; ações de formação no âmbito da educação para a saúde; educação e formação das crianças, adolescentes, jovens e adultos; educação das pessoas para a cidadania.” A Associação, neste momento, desenvolve projetos em Moçambique e Timor-Leste

A ALVD também dinamizou, no espaço da biblioteca, uma sessão sobre o voluntariado e o valor da dádiva uma temática com profunda expressão na actualidade.  

Empréstimo domiciliário em Dia de Reis - EB/JI Feliciano Oleiro

Os alunos da EB/JI Feliciano Oleiro realizaram a forma à biblioteca buscar livros para levarem para casa vestidos a rigor, em Dia de Reis!

Foi muito divertido! :) 

«Jácome era um inventor de coisas impossíveis» - EB/JI nº1 do Pragal

A oficina de escrita intitulada «Jácome era um inventor de coisas impossíveis», decorreu da leitura do conto «Estranhões, bizarrocos e outros seres sem exemplo e envolveu 50 alunos do 2º ano de escolaridade da EB/JI nº1 do Pragal. 

Esta atividade realizou-se de janeiro a maio  e integra o referencial «Aprender com a Biblioteca Escolar». As professoras titulares de turma trabalharam em parceria com a biblioteca escolar e procedeu-se à construção de estranhões, bizarrocos e outros seres sem exemplo, recorrendo a outras expressões, tendo como ponto de partida e leitura e a escrita. 

Os alunos leram o conto, desenharam e construíram os estranhões, personificando a oficina de Jácome. Por último, redigiram um reflexão sobre esta experiência. 

Os trabalhos integraram a exposição «Mar de leituras» (17 a 31 de maio).