quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

SOBE-Saúde oral- «Kiko, o dentinho de leite» e «O magnífico plano do lobo»

Os alunos das escolas EB/JI Feliciano Oleiro e EB/JI nº 1 do Pragal realizaram, na última semana de dezembro de 2015 e primeira semana de janeiro de 2016,  atividades no âmbito do projeto SOBE-SAÚDE ORAL E BIBLIOTECAS ESCOLARES, cita-se «um protocolo estabelecido entre a DGS, PNL e a RBE que visa desenvolver ações de promoção de leitura, da felicidade e da saúde oral»(SOBE, 2014). 

Os alunos do pré-escolar e dos 1º e 2º anos de escolaridade ouviram a história do «Kiko, o dentinho de leite», de Manuela Mota Ribeiro, visionaram o video clip com o mesmo nome, de Sofia Ribeiro, do álbum Mil Cores, e coloriram o "Kiko" e a sua escova de dentes.

Os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade ouviram a história do «O magnífico plano do lobo» de Melanie Williamson e viram o filme TOM em missão: saúde bucal, «um filme de animação em português do Brasil, porque o português está na “boca do Mundo” e ler e ouvir ler em vários sotaques ou expressões portuguesas, amplia o léxico e aguça a curiosidade» (SOBE, 2014). 

Todos os alunos debateram, animadamente, sobre a importância de uma boa saúde dentária, bons hábitos de higiene e alimentares.  Receberam todos o  kit de escovagem, compreendendo a importância da sua utilização. 




KIKO, O DENTINHO DE LEITE





Exposição - «A China - Referências culturais»

No âmbito do Dia da Escola, que se celebrou em 28 de outubro, esteve patente na biblioteca da ESAA uma exposição intitulada «A China - Referências culturais», que despertou particular interesse e curiosidade.

A exposição foi organizada pelo docente de mandarim, Martim-Guan Xudong, em parceria com a biblioteca,  e  teve o patrocínio do Instituto Confúcio e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.  Esteve patente ao público do dia 28 de outubroo ao dia 28 de novembro. 

Colaboraram na organização da exposição os alunos do 10º ano de escolaridade.

Esta exposição teve como complemento um ateliê de escrita chinesa, organizado pelo docente de mandarim, que decorreu na sala dos alunos.