quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Memo e Kelembra - Associação Alzheimer Portugal- Projeto de sensibilização

Na biblioteca da escola sede esteve patente uma exposição de trabalhos dos alunos das turmas 8ºA. 9ºC e 9ºE relativa à doença de Alzheimer. Estes trabalhos foram elaborados no âmbito da disciplina de Formação Cívica e decorreram das sessões de informação e sensibilização integradas no projeto "Memo e Kelembra", dinamizado pela Associação Alzheimer Portugal.

Artigos de opinião, frases fortes, marcadores, folhetos, cartazes e um trabalho em 3D permitem divulgar o que é a doença de Alzheimer e  como se deve agir com estes doentes: 


Alzheimer é uma doença em que paciência é essencial e amor é obrigatório- Patrícia Pessoa

Alzheimer é uma doença que afeta o cérebro, não os sentimentos. - Tiago Calapez


A doença de Alzheimer afeta cerca de 5% da população com mais de 65 anos. Estima-se que em Portugal existam cerca de 50 mil pessoas vítimas desta doença.

  

O projecto “ A Kelembra Esqueceu” consiste na dramatização da história “O pequeno elefante Memo”. 

Os alunos do 1º ciclo também participaram desta ação que tem como principais objectivos: sensibilizar as crianças para a compreensão da doença de Alzheimer(DA); sensibilizar a família, avós, pais, filhos na compreensão desta doença, com especial destaque para as crianças que frequentam o 1º ciclo; promover actividades paralelas para uma melhor compreensão da doença, como por ex. desenhos, pinturas, exposições, concurso, etc; promover hábitos de leitura; promover actividades intergeracionais, e reforçar laços geracionais; demonstrar a importância e o papel dos mais velhos; Reforçar a importância dos avós na família, instruindo as crianças sobre a DA e envolvendo-as no acto de cuidar, para que sejam promotoras da valorização dos avós.

O livro "O pequeno Elefante Memo" é uma publicação da Associação Alzheimer Portugal e está disponível para venda na sua delegação.

Sem comentários:

Enviar um comentário